10.11.10

O segredo das armas e das rosas


Com 25 anos de existência, 8 anos de silêncio e 13 anos de espera, o Guns n’ Roses ainda é a maior banda de hard rock já surgida

Há quem diga que o Guns n’ Roses não é mais o mesmo. Fato. Há quem questione também o fôlego de Axl Rose – um pouco mais velho, com uns quilos a mais. Mas é inquestionável o fato de que a maior banda de hard rock já surgida no mundo ainda leva seus fãs ao delírio, tanto com novas composições quanto com sucessos lendários como Sweet Child O’Mine e Patience.

A banda tem um ou outro integrante da formação original – Dizzy Reed ainda toca o piano de Estranged e o empresta a Axl Rose em November Rain. Apenas estes dois. O fato é que o vocalista mais exigente e intragável da história do rock n’ roll comprou todos os direitos sobre sua banda, e agora manda e desmanda oficialmente – coisa que já fazia nos anos 90, o que causou o ‘fim’ do verdadeiro Gn’R.

O novo som tem muitas, muitas influências modernas. Bandas como Papa Roach e Nine Inch Nails, que têm músicas marcadas pelo uso de sintetizadores e instrumentos eletrônicos, deram diversas ‘dicas’ a Axl durante a novela de 13 anos que antecedeu o lançamento do tão esperado Chinese Democracy.

Mas os shows realizados no Brasil no mês de março deste ano mostraram que aquela bandinha de garagem que começou a tocar em casas sem estrutura em meados dos anos 80, como The Troubadour e CBGB, com um vocalista andrógino e um guitarrista que se escondia atrás de uma cartola gigante, ainda faz muito sucesso. E que a arrogância de Axl Rose no palco é motivo de sorrisos e brilho nos olhos dos fãs. Estádios lotados aplaudiram todas as exigências, brincadeiras maldosas e reboladas em ‘Mr. Brownstone’ daquele que todo vocalista de banda de hardrock já tentou um dia copiar o estilo.

Falta fôlego sim, afinal o Guns n’ Roses ficou muito tempo sem dar as caras. A voz de Axl perdeu um pouco de seu característico tom rouco e partiu para um mais esganiçado. As músicas novas têm até um quê de Guns, mas pouco identificado, e o que agita o publico mesmo ainda é Paradise City e Welcome To The Jungle. Mas essa banda parece nunca perder os fãs fiéis, e seu legado na história do rock permanece. Ninguém sabe o segredo. Como disse Axl Rose, justificando o batismo da banda, “as armas são para dizer que lutamos e as rosas para dizer que vencemos”.


Nenhum comentário: