26.3.09

Tempos modernos: a importância do estímulo à leitura infantil


O hábito da leitura traz inúmeros benefícios. Ler é descobrir: aprende-se com o que se lê, se enriquece o vocabulário, escreve-se melhor. Exercita-se o cérebro, trabalhando a inteligência, a memória, o conhecimento da linguagem, a capacidade de compreensão. Porém, atualmente, a vida contemporânea das famílias tem contribuído para o esquecimento do hábito da leitura, principalmente para as crianças.


A leitura tem se tornado mais rara. A modernidade trouxe a massificação da Internet – livros, jornais e revistas impressas têm perdido espaço para a leitura cômoda e rápida a um clique de distância. Hoje, uma criança de 9 anos prefere navegar em sites de relacionamento a ler um livro ou uma revista, mesmo as direcionadas à sua idade. Atentos a estes contratempos, os pais devem buscar usar a Internet como mais um meio de ensino, e não um desestímulo ou substitutivo. Tanto como prazer quanto como aprendizado, a leitura deve ser incentivada nos primeiros sinais de alfabetização – de 4 a 6 anos.


O estímulo aos filhos

Existem diversas formas de incentivo. Os pais podem estimular o interesse dos filhos começando por atos simples – ler histórias aos que estão traçando as primeiras voltas do lápis incita a curiosidade de aprender e de ler sozinho. Outra forma de fazer com que a criança se interesse são os livros didáticos próprios para esta fase, que trazem muitas figuras e textos curtos. O amadurecimento da alfabetização só aparece com a exposição gradativa aos estímulos da leitura, ajudando o cérebro a se desenvolver.


O ideal aos pequenos é que recebam livros e revistas que possam ser manuseados – a Internet não é didática como páginas em papel, ela não permite o toque, não dá liberdade para que a criança caminhe pela casa ou pela escola com sua leitura em mãos, quando ela busca esclarecer dúvidas ou apenas exibir sua mais nova conquista, a compreensão da palavra escrita. Embora um computador tenha diversos recursos de interatividade, o contato manual é mais pertinente à realidade dos petizes no momento, a do aprendizado inicial sem grandes dificuldades, e não deve ser substituído.


O comodismo da Internet

Mesmo uma criança que leia com fluência, já na fase de interessar-se factualmente pelo que lê – dos 9 aos 13 anos –, com a gama de possibilidades da Internet de trazer qualquer texto à vista em segundos, pode perder aos poucos o hábito de ler, afinal uma tela de computador torna a leitura cansativa aos olhos e prejudicial à coluna, mesmo de um livro infantil curto. Cabe aos pais abrir mão de um pouco da praticidade moderna e levar os filhos a bibliotecas e livrarias, e presenteá-los com livros. Quanto mais o tempo passa, mais difícil se torna fazer da leitura um hábito, pois o cérebro se torna ‘preguiçoso’.


A escola também deve ensinar a gostar de ler. É no período de início escolar que as crianças aprendem efetivamente a ler e a gostar do exercício. Hoje, poucas instituições de ensino adotam a rotina da leitura. A maioria dos adolescentes considera desnecessário ler além daquilo que lhes é ensinado por meio de apostilas e explicações. Isto se deve à falta de estímulo durante a infância, tanto pelos pais quanto pela escola.


Contrariedades

Outros problemas são enfrentados na tentativa de tornar hábito a leitura infantil. Apesar dos incentivos fiscais, as editoras ainda mantêm os livros caros; há a falta de estímulo do Governo, a banalização da cultura no mundo moderno, a leitura como atividade da elite; a ampla gama de títulos dificulta a seleção, por falta de informação; a precocidade da criança que, aos 10 anos, se julga um pré-adolescente que prefere sair a ler um livro; o trabalho infantil nas regiões mais pobres, onde as crianças não têm acesso a livros nem a nenhuma tecnologia; entre outros.


Ler é instrumento de estudo e de trabalho. De suma importância, o hábito faz a diferença e deve começar na infância. Quem não tem o costume de ler, não adquire conhecimento, não desenvolve seu senso crítico e não evolui socialmente. Compete aos pais de hoje incentivar suas crianças ao hábito de ler, para que cresçam adotando a leitura como atividade essencial.




para Editora OnLine, em 25/03/2009

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